Em três dias, trabalhador da Prosegur teve que cumprir 48 horas de serviço... e depois morreu...

Uma realidade bastante triste, de desrespeito dos direitos dos trabalhadores, que acabou em tragédia infelizmente… Deixou esposa com duas gémeas ainda bebés.
Podia ser mais um caso de descuido nas estradas Portuguesas, mas é outra história bastante diferente.
A notícia foi dada pelo CM no dia 25 de Janeiro: Choque frontal causa um morto, apontando para “uma manobra perigosa aliada a velocidade excessiva”.
Mas no entanto a história é outra, porque “ele não era pessoa de fazer ultrapassagens ou algo do género”, garantem fontes próximas do visado.
José Cristino trabalhava na Prosegur há cerca de uma década.

Na vigilância é permitido trabalhar até 12 horas se existir acordo assinado entre os trabalhadores ou dez horas se um outro colega falhar (esperando duas horas além das horas normais).
Mas do papel á prática, vai muita informação e práticas recorrentes de desrespeitos pelos trabalhadores, ameaçados muitas vezes para fazerem cada vez mais horas.

José trabalhou no Campos de Justiça entre as 06:00 e as 14:00 do dia 22 de Janeiro, tendo depois estado no dia 23 das 00:00 até 07:00 no Mc Donald’s de Oeiras para onde seguiu até ao Estádio da Luz fazendo no mesmo dia 23 serviço de ARD (Assistente de Recintos Desportivos) das 08:00 até 22:00 tendo ainda seguindo para mais um serviço no Mc Donald’s Oeiras das 00:00 até 07:00 dia 24.
Na prática em três dias fez quase dois de trabalho.
Foi rendido mais cedo, pouco antes das 7 da manhã do fatal dia 24.
A caminho para casa, faleceu.
“Tudo leva a crer que ele foi quem adormeceu ao volante” lembram-nos fontes próximas, indicando ainda que José Cristino era um bom condutor.
De acordo com informações publicadas na rede social Facebook, “a Prosegur terá solicitado para que a esposa do mesmo não menciona-se a ninguém a carga horária do mesmo, a preocupação dos mesmos era tal que mandaram um supervisor ao local do acidente para averiguar a situação e possivelmente abafar o caso”
// DENUNCIA EM HONRA DE JOSE CRISTINOJosé Carlos Cristino, era conhecido entre os colegas como alguém sempre desconfiado,…
Publicado por Anonymous PORTUGAL em Terça-feira, 26 de Janeiro de 2016
 

PROSEGUR NÃO DESMENTE Questionada sobre a carga horária e os contactos com a esposa do visado, a empresa não teceu qualquer comentário.
Respondeu apenas, em press release, que “lamenta profundamente a morte do seu colaborador (…) na sequência de um acidente rodoviário, no seu regresso a casa, na região do Seixal” e que tem “mantido contacto permanente e directo, no sentido de prestar-lhes [aos colegas] todo o apoio necessário neste difícil momento”.
O Tugaleaks sabe que este não é caso único e que dentro da empresa quem reclama é muitas vezes alterado de cliente (empresa a quem prestam serviço de vigilância) não a pedido do cliente mas como forma de pressão pela empresa.
A ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho foi também contactada, não tendo sido obtida qualquer resposta.
Fonte: tugaleaks.com/prosegur-morte-jose-cristino.html
Comentários

Não vais acreditar no que este motociclista atrofiado fez quando a polícia chegou!

Estavam centenas de pessoas numa concentração de motas, quase de certeza sem licença, quando começaram os inevitáveis cavalinhos e outras períci...


370