Depois de leres isto nunca mais voltarás a sentar-te desta forma! É importante para a tua saúde!

Sentar com as pernas cruzadas é uma postura que adoptamos de forma quase automática.
Esta posição tem uma conotação elegante, estética e até mesmo sensual na nossa cultura, e por conta disto a aprendemos rapidamente.
Nosso corpo se acostuma a cruzar as pernas sem pensar, e são poucos os que conhecem as implicações que esta posição traz para nosso corpo e nossa saúde.
Ainda que esta mulher pareça bonita sentada assim, isto é o que pode acontecer com seu corpo a longo prazo simplesmente por apoiar uma perna na outra:
Manter a mesma postura durante muitas horas pode causar um problema chamado de paralisia do nervo peroneal.
Isto também pode acontecer se se sentar noutras posições durante muito tempo.
No entanto, a posição que mais causa a paralisia do nervo peroneal é a de pernas cruzadas.
Quando se senta durante muito tempo com as pernas cruzadas, aumenta a pressão sanguínea do seu corpo.
Isto foi comprovado por sete estudos diferentes em 2010.
Mesmo que não tenha problemas com a sua pressão sanguínea, o simples evitar deixar as pernas nesta posição pode ajudar que tenha uma vida mais saudável e previna infecções circulatórias posteriores.
Isto pode se dever ao fato de que, colocando um joelho sobre o outro, envia sangue das pernas até o tórax, o que resulta em sangue mais bombeado pelo coração, e isto aumenta a pressão; ou ao fato de que o aumento da pressão por conta do esforço isométrico dos músculos das pernas (tensionar um músculo e mantê-lo parado numa posição ao mesmo tempo em que a tensão é mantida) aumenta a resistência do sangue que passa pelas veias.
É por isso que cruzar as pernas na altura dos tornozelos não tem o mesmo efeito de cruzá-las colocando um joelho sobre o outro.
Sentar nesta posição também pode fazer com que a articulação do seu quadril saia do eixo, fazendo com que a coxa saia ligeiramente de sua posição inicial.
Isto, com o passar dos anos, faz com que a ponta do fémur deixe de se encaixar como antes na cavidade do osso ilíaco.
Ter o hábito de cruzar as pernas pode, a longo prazo, fazer com que apareçam varizes.
Ainda que esta seja uma condição muito ligada à genética que o seu corpo tem desde o nascimento, o fato de cruzar as pernas pode acelerar o processo de irritação das veias.
Isto se deve à existência de pequenas válvulas nos vasos sanguíneos que evitam que o sangue flua na direção errada, e estas válvulas se estreitam e se debilitam quando pressiona uma perna sobre a outra.
Tal postura faz com que o sangue se estanque, causando o inchaço das veias.
Um estudo concluiu que as pessoas que se sentam com as pernas cruzadas por mais de três horas por dia tendem a assumir uma postura encurvada e pouco saudável para a coluna vertebral e para os músculos das costas e pernas.
Agora que conhece esta informação, basta escolher com consciência a posição na qual se irá sentar.
Para evitar problemas de saúde em curto e longo prazo, procure descruzar as pernas sempre que se surpreender adoptando esta postura.
Comentários

Atenção: as cuecas da avó estão novamente na moda e só trazem benefícios!

As chamadas “cuecas da avó” estão de novo na moda. Depois de terem sido, durante décadas, rejeitadas e consi...


505