A próxima doença do século! Está atento! Não tem sintomas! É uma doença assassina e silenciosa!

Variadíssimas doenças marcam gerações e décadas.
A próxima doença epidémica está a aparecer cada vez mais e ainda poucas pessoas se deram conta disso.
Da mesma forma que a Diabetes tipo 2 entrou em cena nos anos 90, a próxima epidemia fatal está pairando para entrar no holofote da próxima década.
Na verdade, um terço de todos os adultos já pode estar sofrendo os traumas dessa assassina silenciosa e a maioria deles não tem a mínima noção do que está acontecendo.
Felizmente, pode manter-se saudável e livre de doenças seguindo apenas uns poucos passos.


“A doença da década!” A doença da qual falamos é a chamada Cirrose Hepática não Alcoólica (CHNA).
Ela recebeu este nome porque antes a Cirrose era uma doença só vista em alcoólatras.  Mas não deixe que este nome o engane.
Nos dias de hoje, esse é um termo tão impróprio quanto o diabetes “adulto”.
E o pior é que as crianças também estão a ser vítimas desta epidemia numa velocidade assustadora.
A maioria das pessoas culpa o aumento alarmante de obesidade pelo aumento desta doença de fígado.
Fato é que elas precisam entender que não é preciso estar gordo para estar em perigo, como veremos daqui a pouco.
A CHNA é uma assassina silenciosa e sem sintomas, mas os seus efeitos no seu corpo podem ser devastadores, levando à inflamação hepática, à cirrose e até ao cancro de fígado.
Mas, eis que lhe trago boas notícias! Esta assassina silenciosa é 100% evitável e 100% reversível.
E o melhor de tudo, não tens que comprar remédios caros ou submeter-se a cirurgias arriscadas para obter resultados.  A melhor e única maneira de tratar ou prevenir contra esta doença é eliminar os hidratos da tua dieta.
A doença do fígado gordo é causada pela obsessão do país pelos hidratos.
E, como múltiplos estudos recentes têm provado voltar a uma dieta baixa em hidratos (e alta em gorduras) fará o seu fígado voltar à sua condição ideal quase imediatamente.
O preço alto dos alimentos de alto índice glicémico Aqui está um apanhado rápido do que acontece quando enfias alimentos de índice glicémico alto (leia-se: pão branco, arroz branco, cereais matutinos e afins) goela abaixo.  Quando o açúcar é metabolizado destes alimentos a sua produção de insulina aumenta e isto sinaliza para o seu corpo armazenar mais gordura.
É aqui que o teu fígado entra em cena.  Quando o teu pâncreas fabrica insulina adicional, ela é despejada no seu fígado, onde é armazenada como gordura.
Para piorar ainda mais a situação, comer alimentos de índice glicémico alto impede o teu fígado de pegar a gordura armazenada em seu fígado e usá-la para obter energia.
Felizmente, podes mudar tudo isto apenas cortando os hidratos da tua dieta como já dissemos.
No final das contas o que importa é como o teu corpo obtém a sua energia.  As pessoas que seguem uma dieta baixa em hidratos lançam mão das reservas gordurosas do fígado para obter energia limpando o resíduo que pode levar à doença e fazendo bom uso desta gordura.
Quando entenderes como a dieta por si só pode afectar o teu fígado, vai ficar mais fácil perceber porque a Cirrose Hepática Não Alcoólica se tornou a forma mais comum de doença do fígado no Ocidente.
Uma das grandes vilãs desse crescimento é a epidemia de obesidade.
Mas, reduzir a quantidade do que come só vai te levar até certo ponto, como provado por um estudo recente feito pelo Dr.
Jeffrey Browning e publicado na revista Hepatology.
Os pesquisadores colocaram sete pessoas em uma dieta de baixas calorias e outras sete em uma dieta de baixos hidratos.
Com isso, eles descobriram que as pessoas no grupo de baixas calorias obtinham 60% da energia que queimavam da gordura no fígado.  No grupo de baixos hidratos, 80% da energia queimada provinham da gordura no fígado.
“A produção de energia é cara para o fígado.
Parece que as pessoas em dietas baixas em hidratos pagam esta conta obrigando os teus fígados a queimarem o excesso de gordura”, enfatizou Dr.
Browning.
Claramente, o grupo de baixos hidratos saiu na frente em uso da gordura do fígado como energia, mas este não foi o único benefício que o grupo teve.
Embora o estudo não tenha sido criado para medir a perda de peso, foi difícil ignorar os resultados: o grupo de baixos hidratos perdeu quase o DOBRO de peso do que o grupo de baixas calorias.
O grupo de baixas calorias perdeu impressionantes 2,3 kg em duas semanas, mas o grupo de baixos hidratos perdeu uma média de 4,3 kg no mesmo período.
E eu posso até garantir que elas se divertiram muito ao fazer isso.
É por isso que insistentemente eu repito que a GORDURA não te deixa gordo! E a prova disso está no pudim, no pão e em todos os não-alimentos “livres de gorduras” dos quais as pessoas mal sobrevivem nos dias de hoje.
Doutor Browning conduziu ainda outro estudo que foi publicado em Março de 2012 na American Journal of Clinical Nutrition.  Novamente, ele colocou dois grupos de adultos obesos em dietas de baixas calorias e de baixos hidratos.
Após apenas duas semanas, os dois grupos perderam uma quantidade semelhante de peso e ambos reduziram a quantidade de gordura em seus fígados.  Mas, mais uma vez, quando se tratava de gordura hepática, o grupo de baixos hidratos teve resultados muito melhores: eles reduziram a quantidade de gordura hepática quase duas vezes mais do que o grupo de baixas calorias.
Mas, mesmo que a epidemia de obesidade seja a culpada pelo súbito aumento na doença de fígado gordo não precisa estar gordo para ser vulnerável a ela.  Eu admiro uma mulher magrinha tanto quanto os outros homens, mas vamos ser claros: só porque és magro não significa que sejas saudável.
Então, se achas que a sua silhueta delgada te protege desta assassina silenciosa, estás redondamente enganado.
A revista Obesity publicou um estudo do M.D e Ph.D.
David Ludwig, que juntamente com a sua equipa colocou um grupo de ratos em dieta de alimentos de alta glicémia e outro grupo em alimentos de glicémia baixa.
Ambos tiveram quantidades iguais de calorias totais, gordura, proteína e hidratos.
Após seis meses os ratos nos dois grupos pesavam o mesmo.  Mas é aí que as semelhanças cessam.  Uma avaliação internamente no corpo destes animais revelou que os ratos com a dieta de alto índice glicémico tinham DUAS VEZES mais gordura em seus corpos, sangue e fígado.
Eis o que fazer: O jeito mais rápido de tirar a gordura do teu fígado (e do resto do teu corpo, aliás) é cortar de uma vez por todas aqueles hidratos de alta glicemia da sua dieta ainda mais agora que já tens noção do que eles causam dentro do teu corpo.
Quando restringe os hidratos, o seu fígado produz menos gordura e o teu corpo tem a oportunidade de queimar a gordura em excesso que está presente.
Assim, ficas com o corpo mais delgado e magro sendo que isso são os resultados que consegues enxergar.
A parte que não podes ver, ou seja, o “emagrecimento” do teu fígado gordo é de longe o melhor resultado que poderias esperar.
Comentários

Anedota - Cavaco Silva o informático!

Cavaco Silva o informático! Cavaco telefona a Nuno Crato – (Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência) – Está lá? Nuno? É...


438