Deves entregar a declaração de IRS sozinho ou em conjunto? Aqui está o que deves fazer!

Este ano, pela primeira vez, os casais vão ter de optar se entregam a declaração de IRS em conjunto – como sempre fizeram – ou em separado.
Em separado ou em conjunto? Esta é uma questão que irá colocar-se a todos os casais este ano quando tiverem de entregar a declaração do IRS.
As simulações tendem a mostrar que quando os rendimentos são muito diferentes, a entrega conjunta é mais vantajosa.
Respostas únicas, contudo, não há, e o melhor é mesmo fazer as contas.

Um conjunto de simulações efetuadas pela consultora Deloitte revelam que os casais onde um dos elementos ganha 18 mil euros por ano e o outro 10 mil devem continuar a entregar o IRS em conjunto.
Quer tenham ou não dependentes, esta opção é-lhes sempre mais favorável.
Neste caso, a fatura do imposto totalizará 3378,54 euros, mas se decidirem fazer as contas em separado, o valor aumenta para 3574,19 euros.
Esta mesma conclusão é válida para quem ganhe o dobro ou o triplo destes valores porque, em regra, quando os elementos do casal estão em escalões de rendimento coletável diferentes, a opção pela tributação conjunta tende a ser-lhes mais vantajosa.
Seja como for e antes de avançarem com a submissão e entrega da declaração, os contribuintes devem fazer as simulações necessárias para perceberem qual o regime que mais lhes permite reduzir a sua fatura fiscal.
Além disto, devem também ter em conta que o regime regra passou a ser o da tributação em separado, pelo que só podem fazer a declaração em conjunto se indicarem expressamente essa opção e se a entregarem dentro do prazo – que este ano, excecionalmente, será em em abril, para os trabalhadores dependentes e pensionistas e, em maio, nos restantes casos.
Comentários

Truques e dicas para ter um rabo invejável e perfeito

Que mulher não sonha em ter um rabo perfeito e invejável? Pois bem aqui ficam algumas dicas e truques que certamente te v...


2165