Como salvar a decoração do seu bolo!


A temporada dos programas de culinária está em alta na televisão, reforçada com a estreia da “Batalha dos Confeiteiros”, comandada pelo confeiteiro norte-americano Buddy Valastro na Record.
O Cake Boss é conhecido, entre outras coisas, pelas decorações chamativas de seus bolos – coisa que gerou uma série de imitadores e inspirou muita gente a imitar os modelos em casa.
Se o gosto para fazer bolos é sua praia, mas sacos de confeiteiro, fondant e pasta americana são seus inimigos jurados, saiba que dá para salvar a decoração do doce sem precisar de pirotecnia nem de grandes equipamentos.

O primeiro cuidado para decorar bolos, não importa o método, é esperar que a massa esteja fria antes de começar a aplicar a cobertura.
Para garantir uma superfície mais reta, corte uma camada fina do topo do bolo com uma faca serrilhada.
Espalhe uma fina primeira camada de cobertura por cima do bolo e espere secar antes de aplicar uma segunda camada – se necessário, coloque o bolo na geladeira.
Isso ajuda a “segurar” as migalhas no lugar, dando um acabamento mais interessante para o doce.
Veja a seguir outras sugestões para turbinar os bolos caseiros e conquistar elogios na hora da sobremesa, mesmo não sendo nenhum discípulo do Cake Boss.

Ganache salvadora É o clássico da decoração de bolos: na dúvida, apele para quantidades generosas de ganache para cobrir o topo e as laterais do doce.
Deixe a calda esfriar um pouco antes de espalhar pelo bolo, mas aja depressa: depois de fria, a cobertura é mais difícil de manipular.
Não tem espátula especial para alisar o topo? Vale usar as costas de uma colher de sopa.

A cereja (e os morangos) no topo Qualquer bolo com uma boa calda ou cobertura de chantilly fica ainda mais charmoso com frutas frescas no topo.
O clássico são morangos (cortados ou não), mas frutas vermelhas, maçãs carameladas e até detalhes com frutas secas ou mesmo gengibre em calda também rendem ótimas decorações comestíveis.
 

Brigadeiro, caramelo… Cobrir o bolo com brigadeiro mole, calda de caramelo ou ainda com chantilly misturado com morangos também são boas sugestões para um acabamento delicioso e que não demanda tanta prática em decoração.
Para as laterais, cubra com raspas de chocolate, granulados, raspas de coco ou ainda com castanhas de caju.

Suspiros Ainda no topo do bolo: se você não está confiante para manejar o saco de confeiteiro e fazer bicos com glacê ou chantilly, use suspiros prontos para decorar.
Junto com raspas de chocolate, é uma maneira deliciosa e rápida para esconder eventuais calombos da massa.

Colorindo com confeitos Não se limite ao granulado de chocolate tradicional na hora de decorar o bolo: invista em confeitos coloridos, bolinhas de arroz, granulados diferentes e itens como açúcar granulado colorido ou glitter comestível (à venda em lojas de produtos de confeitaria).
Para as laterais, vale colocar chocolates recheados ou lâminas de chocolate próprias para enfeites.
 
Comentários

Mais um esquema para os hipermercados nos roubarem! Tenham atenção!

Depois do caso que recentemente foi divulgado no facebook, acerca das embalagens de carne, um outro cliente detetou mais um “esquema” leva...


14812