Sabes o que acontece se cortarmos o bigode a um gato? Nem imaginas!

Os felinos que muitos de nós temos em casa, os gatos, têm algumas características muito marcantes no que diz respeito aos seus representantes.
Aqueles olhos penetrantes, os pêlos de coloração variada, as garras afiadas, dentes vorazes, e os bigodes.

Mas alguma vez te perguntaste qual seria a função daqueles incríveis pelinhos que envolvem a boca e as narinas dos felinos? E o que aconteceria se esses pelinhos fossem retirados? Aqui vais conhecer a verdade sobre isso, e informamos que nunca e de nenhum modo se deve fazer essa crueldade de cortar os bigodinhos dos gatinhos.
Depois de leres vais entender.

O nome dado ao conjunto de 12 fios sensoriais espalhados entre os lábios superiores, bochechas, olhos e queixo, são chamados de vibrissas e são responsáveis pela autoestima dos gatinhos.
O bigode, dos felinos, fazem parte da estrutura de seu sistema sensorial e agem como uma espécie de radar, e ajudam-nos a se orientarem e lhes dão noção de distanciamento e espaço.
E ao serem cortados, acabam projetando no gato uma série de sensações negativas, entre elas a insegurança, e a falta de direcionamento.
Ele perde a capacidade de saltar com precisão, e sua locomoção mesmo se torna bem mais cautelosa, devido a ausência desse senso de direção proveniente da ausência dos pelinhos.
Assim sendo, quanto maior os pelos do bigode dos felinos, maior sua capacidade de percepção sensorial, levando inclusive a felinos maiores como leopardos ou guepardos a conseguirem identificar se alguma presa após algum ataque estão vivas ou mortas.
Os pelos do bigode dos gatos também estão relacionados com o humor do gato, ficando eles mais murchos ou mais arrepiados de acordo com o modo que os gatos estão se sentindo.
Partilha com os teus amigos! É importante todos saberem que nunca se devam cortar!
Comentários

O melhor e mais fácil pão integral que podes fazer em casa! Diz adeus ao pão da padaria!

Esta receita de pão integral é fácil, prática e rápida, o que é essencial para a correria do dia-a-dia da maior parte ...


323