Sentes tonturas ao levantar? Tem atenção, pode ser mais grave do que pensas!

Sentes tonturas ao levantar, mas ela logo desaparece, permitindo que continues o que estavas a fazer? Pode parecer completamente inocente e normal, mas não é bem assim, e por isso é importante que saibas o porque! Segundo um novo estudo, apesar de parecer inocente, esse sintoma pode esconder um risco grave à saúde.
E ele se torna maior quanto mais rápido a tontura aparecer.

Tontura ao levantar, o que pode ser Um estudo da Universidade de Harvard, publicado no periódico Neurology, investigou o que pode estar por trás da tontura que aparece depois de levantar, e descobriu que ela pode ser um sinal de alerta de uma séria doença neurológica e ainda aumentar do risco de morte precoce.
Causas da tontura ao levantar Existem diversas causas para o problema.

Diabetes, desidratação, alterações em estruturas do ouvido e medicação para tratar pressão alta são alguns deles.
Tontura pode ser sinal de doença neurológica.
Mas há outros casos em que a tontura pode ser causada por uma gradual queda da pressão arterial.
E isso “sugere que o sistema nervoso está a falhar em manter a pressão arterial enquanto está de pé”, explica o pesquisador Christopher Gibbons, responsável pelo estudo.
Essa condição é chamada de hipotensão ortostática e é definida como uma queda da pressão sanguínea que ocorre em até três minutos após levantar.
Caso ela persista por mais tempo, ela passa a ser chamada de hipotensão ortostática prolongada.
O problema é mais comum entre pessoas mais velhas, de 5% a 10% das pessoas com idade entre 60 e 70 anos.
Riscos da tontura No estudo, pesquisadores revisaram o histórico médico de 230 pessoas que passaram por testes em 2002 e 2003 para identificar se seus corpos estavam adequadamente regulando a pressão sanguínea e frequência cardíaca.
Pouco mais de 160 desses participantes foram acompanhados durante 10 anos seguintes.
Durante esse período, 48 participantes tiveram hipotensão ortostática prolongada – condição que determinou a taxa de óbito de 29% – e 42 tiveram hipotensão ortostática – grupo que teve risco de falecimento de 64%.
Para efeitos comparativos, 9% das pessoas do grupo saudável, que não tinha qualquer tipo de hipotensão ortostática, faleceram.
A pesquisa mostrou ainda que 35% das pessoas que tiveram hipotensão ortostática, 35% desenvolveram alguma doença cerebral degenerativa, como Parkinson ou demência.
Os pesquisadores chamam atenção para a necessidade de estudos maiores, que encontrem hipóteses para essa relação e avaliem mais pessoas e pedem também para que as pessoas não assumam ter uma doença mais grave se tiverem esse tipo de tontura, uma vez que a hipotensão ortostática não é a única causa por trás da vertigem.
Partilha nas redes sociais!
Comentários

A bolo de chocolate com creme mais rápido que podes fazer! E é uma delícia!

Quando experimentares este bolo caseiro, não vais confundir o seu sabor com nenhum que já tenhas provado. A massa incrivel...


439