Cidade do norte de Portugal no top do ranking das cidades com melhor qualidade de vida da Europa!

Braga é uma das cidades com melhor qualidade de vida da Europa.
E são os seus habitantes que o dizem.
A qualidade das escolas e universidades, dos espaços públicos, dos equipamentos desportivos e culturais, dos transportes públicos e do estado geral das ruas e edifícios são alguns dos fatores apontados, bem como a facilidade em arranjar a casa a preços razoáveis.


O único senão é mesmo a dificuldade em arranjar emprego.
A Comissão Europeia divulgou esta sexta-feira os resultados do quinto Eurobarómetro sobre a “Perceção da Qualidade de Vida nas Cidades Europeias” que mostra que Braga está entre as 14 cidades europeias em que o nível de satisfação dos seus habitantes ultrapassa os 97%.
A par de nomes como Oslo, Zurique, Munique, Hamburgo ou Estocolmo, entre outras.
O estudo foi levado a cabo em 79 cidades europeias e em quatro grandes áreas metropolitanas – Paris, Lisboa, Atenas e Manchester -, tendo sido inquiridos 40.798 cidadãos europeus sobre questões relacionadas com a qualidade das infraestruturas e serviços, as oportunidades de emprego, a situação da habitação, a integração de estrangeiros, a sensação de segurança, poluição, espaços verdes e a limpeza.
Em termos gerais, os europeus mostram-se satisfeitos com as suas cidades.
Oslo (Noruega) e Zurique (Suíça), ambas com 99%, e Aalborg (Dinamarca), Vilnius (Lituânia) e Belfast (Irlanda do Norte) com 98% ocupam os lugares cimeiros.
Pelo contrário, os menos satisfeitos são os turcos de Istambul, os italianos de Palermo e de Nápoles, os gregos de Atenas e os húngaros de Miskolc.
Os lisboetas estão entre os mais satisfeitos com 88% de respostas positivas.
Já no que ao serviço de transportes diz respeito, em cerca de metade das cidades, pelo menos três quartos dos inquiridos mostram-se satisfeitos, sendo que o top é ocupado por Zurique, Viena e Helsínquia.
os níveis mais baixos são obtidos nas cidades italianas de Nápoles (33%), Roma (30%) e Palermo (14%).
Em Lisboa, 54% dos entrevistados aprovam a qualidade do serviço público de transportes, número que sobe para 62% no caso dos bracarenses.
Quanto aos serviços de saúde, o inquérito da União Europa mostra resultados muito diferenciados.
Em geral, a satisfação é alta nas cidades belgas, alemãs e francesas, mas baixa em sete capitais europeias: Atenas, Varsóvia, Budapeste, Bucareste, Bratislava e Roma.
Em Lisboa é de 59%.
Comparando com os resultados do anterior estudo, realizado em 2012, diz a Comissão Europeia que o nível de satisfação que os serviços de saúde se mantém relativamente estável, sendo que a cidade com o maior aumento na satisfação foi Braga, com um resultado positivo de 72% dos inquiridos, mais 14 pontos percentuais do que no inquérito anterior.
Pelo contrário, a maior descida verificou-se em Istambul, com apenas 57% dos inquiridos a afirmarem-se satisfeitos a este nível, menos 15 pontos percentuais do que em 2012.
Em termos culturais, saiba que apenas os habitantes de Valetta, a capital de Malta, se mostram insatisfeitos com os equipamentos disponíveis na cidade.
Em 15 das cidades inquiridas o nível de satisfação foi de 90% e nas restantes 64 pelo menos sete em cada dez habitantes se mostraram agradados com a oferta cultural.
Em termos nacionais, saiba que 69% dos entrevista na cidades de Lisboa e de Braga e 59% dos da Grande Lisboa estão satisfeitos com os equipamentos e a oferta cultural que têm à disposição.
Em contrapartida, 60% dos lisboetas assume formalmente o seu descontentamento com o estado das ruas e dos edifícios da cidade.
Negativa é também a resposta quanto à facilidade em encontrar emprego.
Cerca de 77% dos inquiridos em Braga e em Lisboa assumem que não é fácil arranjar trabalho.
Fonte: dinheirovivo
Comentários

O remédio natural mais poderoso para limpar o intestino e reduzir a pressão arterial!

Este poderoso remédio natural é a combinação de apenas dois ingredientes, que juntos são capazes de milagres na nossa saúde! É uma receita óti...


62