Afinal é mais saudável comer a banana quando está verde ou madura? Nem imaginas!

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, pois além do seu delicioso saber, ela é bastante económica e saudável.
Muitas pessoas acabam por eliminar esta fruta do seu plano alimentar por acreditarem na falsa lenda de que comer banana engorda.
Porém foi demonstrado que, ao contrário dessa falsa lenda, o seu consumo moderado proporciona benefícios a quem quer ter uma alimentação equilibrada e com a finalidade de emagrecer.
Quais são as propriedades da banana? A banana é uma fonte rica em carboidratos, o que a torna uma das melhores fontes de energia vegetal para o corpo.
A sua riqueza em açúcar é compensada pelo baixo teor de gorduras e pelo alto teor de fibras, que ajudam a regular a absorção dos açúcares.

Essa fruta se caracteriza por oferecer uma sensação de estômago saciado e ser uma fonte significativa de potássio.
O potássio estimula a eliminação de líquidos retidos no organismo e também é essencial no tratamento de doenças, como a hipertensão, a gota e as doenças reumáticas.
100 gramas de banana oferecem-nos 90 calorias, o que a transforma numa das frutas com mais calorias.
Porém, comer a banana em proporções moderadas é ideal para aproveitarmos todos os seus benefícios e manter o peso equilibrado sem que seu consumo seja um problema.
O seu delicioso sabor doce está acompanhado de importantes vitaminas, como a C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a B6, que é chave para que nosso organismo crie novas células.
A banana melhora a circulação, prevenindo as câimbras musculares, e é boa para combater a depressão, diminuindo os níveis de colesterol ruim e também para a pele e para o cabelo, além de estimular a digestão.

São muitas as razões para adicionarmos banana com mais frequência à nossa alimentação.
Porém, a dúvida que muitos têm é: qual é a forma mais adequada para a comer, verde ou madura? Escolha entre a banana verde ou madura segundo as suas necessidades! O ponto de maturidade ideal das bananas depende do gosto de cada pessoa, há quem prefira quando ainda estão verdes e quem as desfruta mais quando estão completamente maduras.
Porém, além dos gostos, é importante saber que o valor nutricional da banana muda na medida em que ela vai amadurecendo.
Sabe-se que quanto mais maduras as bananas, mais doces ficam.
Isso deve-se ao fato de que as enzimas que contêm vão se tornando amido e, na medida em que a fruta amadurece, esse amido se transforma em mono e dissacarídeos, como a sacarose, a glicose e a frutose (açúcar simples).
É exatamente ali quando o amido se transforma em açúcar simples, a banana amadurece e se torna mais fácil de digerir.
Porém, diversos estudos demonstraram que, ao amadurecer, a banana perde parte de suas vitaminas e minerais.
Por outro lado, um estudo recente demonstrou que quando a banana amadurece também produz vários antioxidantes e adquire propriedades anti-cancerígenas que podem beneficiar o nosso organismo de várias maneiras.
Quando a banana está completamente amarela e com manhas escuras, produz uma substância chamada TNF (fator de necrose tumoral), que tem a capacidade de combater as células malignas.
O estudo pôde concluir que, quanto mais madura estiver a banana, mais efetiva e benéfica será na luta contra o cancro.
Os pesquisadores também descobriram que as bananas amarelas e bem maduras são oito vezes mais efectivas no fortalecimento do sistema imunológico, em comparação com as bananas verdes.
Portanto, para a maioria das pessoas é mais conveniente consumir a banana quando estiver completamente madura, principalmente bem amarela e com manchas na casca.
Além disso, pessoas que sofrem de diabetes, estão em risco de sofrer da doença ou simplesmente querem evitar o aumento rápido de seus níveis de açúcar, podem incluir bananas na sua alimentação, porém, quando ainda verdes.
Quando não é conveniente comer banana? Especialistas recomendam suprimir a banana da dieta quando se sofre de insuficiência hepática ou renal.
Nesses casos é melhor consultar um médico antes de consumir qualquer porção de banana.
Devem ter sempre em conta: Por seu delicioso sabor, a banana pode ser incluída em diversas receitas.
Porém, o melhor é consumi-la crua para aproveitar 100% seus benefícios.
Deve-se evitar guardar as bananas na geladeira, já que isso pode fazer com que o sabor e muitas de suas propriedades sejam perdidas.
Depois de descascada a banana deve ser consumida imediatamente.
Comentários

Lugares da natureza que não vais acreditar que existem!

O mundo está cheio de paisagens impressionantes e de cortar a respiração com a sua beleza e com o seu esplendor.  Às vezes a natureza é simplesm...


219