Congelar vegetais é excelente para a saúde e para o bolso! Vais poupar bastante!

Congelar os vegetais, é sem dúvida alguma o melhor para a sua saúde, e também para o seu bolso, e vai entender bem o porquê e ver como é a verdade, por isso está na hora de o começar a fazer, começar a cuidar da sua saúde, e também começar a poupar algum dinheiro com este fantástico método.

Mas porquê congelar os vegetais? Esta técnica acaba por eliminar os microrganismos da superfície do legume, mantendo-o limpa.
Na verdade os vegetais deveriam ser congelados após a colheita, mas como isso não é possível, faça-o assim que comprar, escolhendo sempre os mais frescos.
Segundo pesquisa da Birds Eye, empresa americana de vegetais congelados, num tempo, cerca de 16 dias, entre o caminho da colheita até o fornecedor, mais o tempo que ficam armazenados, os vegetais já perderam parte dos nutrientes, entre 10% e 45% (dependendo do legume).

Tudo pode ser congelado? Quase! Há sempre as excepções, que no caso são: tomate, rabanete, pepino.
A batata, por exemplo, não pode ser congelada crua, pelo excesso de amido que ela contém, absorve muita água, amolece, esfarela e escurece, a não ser na forma de puré, bolinhos ou suflés.
Mas os demais vegetais podem ser congelados, ou melhor, devem ser congelados, pois perderão muito menos nutrientes.
Como se devem congelar? Para congelar os vegetais, é necessário que estejam limpos e descascados.
Devem ser escaldados em água a ferver ou no vapor, nunca deixar cozinhar totalmente e logo que os retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico, esse processo se chama “branqueamento”.
Com esse procedimento os vegetais manterão a sua cor, sabor e textura, além dos nutrientes.
A seguir uma tabela para branqueamento dos vegetais:
Quanto se deve congelar? Congele em porções pequenas, em sacos plásticos, tirando o máximo de ar possível.
Nunca use o papel de alumínio para embalar, pois ele grudará ao alimento.
Para descongelar pode levar direto ao forno microondas, sabendo que terá que cozinhar mais algum tempo, já que eles sofreram apenas um pré-aquecimento.
Aqui tem uma outra lista para não ter dúvidas quanto à forma, procedimento e tempo de armazenamento no congelador:
Partilha nas redes sociais!
Comentários

Nunca imaginaste que fosse tão fácil e barato ficar com os dentes branquinhos! E tens isso em casa!

Queres remover a placa bacteriana dos dentes de forma rápida e eficaz? Não precisas gastar dinheiro em dezenas de pastas de dentes nem em dentistas!...


403