Podes sofrer de intolerância ao glúten e não saberes! Conhece os sintomas e tira as dúvidas!

O que está mais na moda na atualidade, no campo da alimentação, é o glúten.
Há cada vez mais pessoas a sofrer ou a desenvolverem a intolerância ao glúten, e em grande parte desses casos nem sabem, por desconhecerem os sintomas, e associando-os a outro problemas de saúde qualquer.
É importante conhecer o que é o glúten e a influência que ele tem sobre as pessoas que são sensíveis a ele, para poder saber se o deve evitar ou não.
Existem alimentos alternativos sem glúten que podem ser inseridos na alimentação de quem padece o problema.

Em primeiro lugar convém esclarecer que o glúten não é o mesmo que carbohidratos, o glúten é uma proteína que se encontra principalmente em certos cereais, como por exemplo o trigo.
Há pães, cereais e pastas que são livres de glúten, devemos entender o que é, além de saber se somos intolerantes a ele.
As pessoas que são intolerantes ao glúten possuem uma dificuldade em digeri-lo, o que provoca que o seu corpo não seja capaz de absorver outros nutrientes essenciais nos alimentos.
A intolerância está relacionada com uma longa lista de condições médicas e possui diferentes níveis de intolerância, não tendo os mesmos sintomas exactos para todas as pessoas.
Geralmente a única intolerância ao glúten à qual se presta mais atenção é quando alguém é diagnosticado como tendo uma doença celíaca, que é uma forma mais grave de intolerância ao glúten que pode até chegar a levar à morte.
Milhões de pessoas sofrem de sintomas leves de intolerância e não se diagnosticam.
Vamos enumerar os 12 sintomas mais comuns de intolerância ao glúten que deve ter em conta para constatar se sofre do problema ou não: 1- Problemas digestivos Os sinais mais evidentes da intolerância ao glúten são os problemas digestivos depois de ingerir alimentos que contém glúten.
Isto inclui sensação de barriga inchada, gases, dor abdominal e síndrome do intestino irritado.
2- Alterações de humor anormais A sensibilidade ao glúten pode causar uma saúde emocional instável, como a depressão, a ansiedade e alterações repentinas de humor.
3- Sensações estranhas no cérebro A intolerancia pode provocar efeitos negativos no cérebro, como nauseas, tonturas, falta de concentração, problemas de equilíbrio e sensação de formeigueiro.
4- Dores de cabeça Outro sintoma são dores de cabeça anormais, que só devem ser consideradas se acompanhadas por pelo menos outro sintoma aqui mencionado.
5- Fadiga, cansaço anormal Apesar de ser sintoma de muitos outros problemas de saúde, a fadiga anormal durante todo o dia, incluso sem ter estado a fazer nada, é outro sintoma, seja cansaço fisico ou mental.
6- Pele mais sensível Outro sintoma menos comum mas importante é a sensibilidade anormal na pele, pode também causar que problemas de saúde relacionados com a pele piorem.
7- Fibromialgia Segundo alguns médicos, a fibroialgia (dor esquelética e debilidade), na qual a inflamação e a dor podem ocorrer praticamente em qualquer parte do corpo, em realidade poderia ser um sintoma da intolerância ao glúten 8- Desequilíbrio hormonal A dificuldade para processar o glúten pode causar problemas com o equilíbrio hormonal.
A sensibilidade ao glúten também pode ser uma causa da infertilidade inexplicável.
9- A queratosis pilaris A intolerância ao glúten também pode causar protuberâncias ásperas descoloridas e endurecimento da pele ao redor das virilhas, braços e na cara.
Este problema chama~se de queratosis pilaris.
10- Dor articular e inflamação A sensibilidade ao glúten pode causar constantemente dores, inflamações e inchaço nas articulações.
11- Impactos no sistema imunitário Devido a que o glúten afecta o sistema digestivo, também afecta o sistema imunológico, já que 80% do nosso sistema imunológico se encontra no intestino.
12- Problemas dentários As cáries, gretas nos dentes, enfraquecimento do esmalte, descoloração dos dentes e problemas nas gengivas, são outro sintoma da intolerância.
Analise os sintomas e caso se identifique com pelo menos dois deles, coloque a possibilidade de ser sensível ao glúten e procure durante algum tempo evitar alimentos que o contenham, esperando para ver se os sintomas desaparecem com o tempo.
Partilha esta informação com os teus amigos e familiares! Pensa como a tua partilha pode ser importante para algum deles!
Comentários

Perto do fim, Elvis Presley mostrou porque é e sempre será o verdadeiro Rei do Rock!

Na sua última apresentação, Elvis Presley mostrou o quanto amava a música e principalmente o amor que tinha pelos seus fãs. Ele estava sob o efei...


382