Os bancos nem sempre te informaram mas a partir de hoje vai mudar! Fica a conhecer os teus direitos!

As instituições financeiras e de crédito serão obrigadas, a partir desta quarta-feira, a informarem os consumidores sobre as entidades de resolução alternativa de litígios.


Os dados foram revelados pelo Banco de Portugal (BdP) e lembra que esta “esta informação deve ser prestada aos consumidores de forma clara, compreensível e facilmente acessível no sítio electrónico da instituição, nos contratos – quando estes assumam a forma escrita ou constituam contratos de adesão – ou noutro suporte duradouro (por exemplo, através de um letreiro)”.
No âmbito da prestação de serviços de pagamento e da emissão de moeda electrónica, as instituições já estavam aliás obrigadas a disponibilizar aos clientes bancários (consumidores e outros clientes) o acesso a meios extrajudiciais eficazes e adequados de reparação de litígios, através da adesão a, pelo menos, duas entidades autorizadas a realizar arbitragens, recorda.

Assim, se o consumidor tiver uma queixa relativa a um produto ou serviço que adquiriu pode recorrer a uma entidade de resolução alternativa de litígios, em vez de se dirigir ao tribunal.
A resolução alternativa de litígios constitui, em regra, uma forma mais rápida, mais simples e menos onerosa de resolução de conflitos de consumo.
Segundo o BdP, a entidade de resolução alternativa de litígios actua como um intermediário imparcial entre o consumidor e o fornecedor de bens ou prestador de serviços (incluindo os produtos e serviços financeiros).
Esta entidade pode simplesmente juntar as duas partes para que cheguem a um compromisso (conciliação), propor às partes uma solução (mediação) ou impor uma decisão (arbitragem).
Os procedimentos de resolução alternativa de litígios (conciliação, mediação e arbitragem) disponibilizados pelas entidades que integram a Rede de Arbitragem de Consumo são tendencialmente gratuitos para o consumidor e devem ser decididos, em geral, no prazo máximo de 90 dias, refere o BdP.
Fonte: SoniaPeresPinto
Comentários

Atenção! A GNR vai andar nas estradas este fim de semana para fiscalizar os "aceleras"!

A chamada operação “TISPOL – Speed Operation” vai decorrer este fim de semana alargado com mais foco nas estradas propensas a infracções ao ...


903