Ficas com os olhos vermelhos na piscina? Não, a culpa não é do cloro! É bem pior!

A maior parte das pessoas que frequentam piscinas, ou já frequentaram, pensam que a razão pelo qual ficam com os olhos vermelhos depois de umas horas na piscina é o contacto com o cloro, ou o exagero de cloro na água.
Mas não, nada disso, a razão de ficarem os olhos vermelhos é bem pior do que isso, e também um pouco nojenta para ser sincero.

O “Centers for Disease Control and Prevention” (CDC) dos Estados Unidos diz que a culpa é da urina.
“O cloro liga-se a tudo o que está a tentar matar a partir dos seus corpos e produz químicos.

É isso que está a picar os seus olhos.
É a ligação do cloro com a urina e o suor”, explica Michael J.
Beach, diretor-adjunto do programa Water Quality and Health Council, ao site WomensHealth.
As doenças transmitidas por via aquática estão a aumentar nos últimos anos e as piscinas, parques aquáticos e banheiras de hidromassagem estão no topo dos locais mais susceptíveis a infeções.
Os banhistas correm outros riscos: o vírus Cryptosporidium, ao contrário da E.coli e da Salmonella, não morre com o cloro e pode permanecer na água durante 10 dias à espera de entrar num novo hospedeiro.
Por outro lado, os especialistas alertam que o cloro também pode irritar as vias aéreas, sendo que quando se acumula no ar, como em piscinas cobertas, pode desencadear ataques de asma, escreve a CNN.
“Evitar engolir água da piscina” e “passar pelo chuveiro antes de nadar” são duas regras a ter em conta.
“Fazer xixi e cocó” só mesmo fora das piscinas e, de preferência, nas respetivas casas de banho, defende uma campanha recém-lançada pela associação de nadadores-salvadores norte-americana.
Um relatório do CDC, relativo a 2010 e tendo por base apenas piscinas nos Estados Unidos, descobriu que uma em cada dez piscinas públicas não têm níveis de cloro adequados.
Num estudo realizado a mil adultos norte-americanos, 17% admitiu mesmo já ter urinado na piscina.
Michael Phelps, nadador olímpico multi-medalhado, confessou fazê-lo recorrentemente e adiantou que essa é uma prática bastante comum entre os nadadores.
Fonte: lifestyle.sapo.pt Partilha este artigo!
Comentários

Cristiano Ronaldo canta com Kevin Roldán na sua festa de aniversário!

Cristiano Ronaldo festejou na passada noite o seu 30º aniversário no restaurante “IN Zalacaín” em Madrid. Na festa o craque juntou 150 convidad...


571