Sabes o que acontece quando cozinhas demais um ovo? Vais pensar 2 vezes antes de o fazeres!

Os ovos são óptimos para a saúde, disso não há dúvidas, mas sabes o que acontece quando um ovo é cozinhado demais? Muita gente não o sabe, mas depois te teres conhecimento, de certo vais pensar duas vezes antes de o voltares a fazer! Quando os ovos são cozinhados demais a sua gema fica esverdeada.
Os ovos que cozinhas “lutam” contra um gás mortal durante esse processo, o sulfeto de hidrogénio, muito temido pelos mineiros pois pode sufocar, envenenar ou até mesmo explodir pessoas.
Esse gás também surge quando cozinhas ovos.

Para ter uma prova do que estamos a falar, basta abrir um ovo que ficou tempo demais a cozinhar, a sua gema estará cinza-esverdeada.

Explicação: O sulfeto de hidrogénio nasce da clara do ovo.
As proteínas da clara possuem enxofre, que se combina com o hidrogénio para criar o sulfeto de hidrogénio.
Este, por sua vez, entra no ovo devido ao gradiente de solubilidade, que diminui com o calor (solubilidade é a quantidade de material que pode ser dissolvida em líquidos).
Conforme o exterior do ovo fica mais quente, o gás é forçado a entrar na gema, que possui ferro.
Quando o ferro se encontra com o sulfeto de hidrogénio, o resultado é o sulfeto de ferro, que possui aquele tom esverdeado.
Em outras palavras, quanto mais deixa o ovo a cozinhar, mais sulfeto de ferro é produzido, e mais verdes as gemas ficam.
Portanto, se isso costuma acontecer com os teus ovos, é uma boa ideia deixá-los menos tempo no fogo.
Partilha com os teus amigos nas redes sociais!
Comentários

Delicia-te com esta maravilhosa receita de "Bacalhau no forno à Portuguesa"!

Hoje trago mais uma deliciosa receita que infelizmente ainda não é conhecida pela maioria de nós. Mas, como quero que a...


176