Podes ter problemas de Tiróide e não saberes! Conhece os sintomas antes que seja tarde!

Muita gente ainda desconhece, mas a glândula da Tiróide tem um papel fundamental no nosso corpo.
Os problemas de tiróide têm afetado cada vez mais pessoas por todo o mundo, e como estes problemas ainda são desconhecidos para muitas pessoas, quando reparam que algo não está bem, já é tarde! A glândula da tiróide tem a forma de uma borboleta e está localizada no pescoço, logo em cima da clavícula.
É uma das glândulas endócrinas que produz hormonas que controlam diversas partes do nosso corpo.
Existem diversas doenças, problemas e transtornos relacionados com a tiróide, sendo os mais comuns o hipertiroidismo (quando a glândula produz mais hormonas do que o corpo necessita) e o hipotiroidismo ( quando a tiróide não produz suficientes hormonas necessárias).
Outras doenças podem ser o Bócio (aumento exagerado da tiróide), cancro de tiróide, nódulos e tiroidite (inflamação espontânea da glândula Tiroide).

Estudos apontam que o hipotiroidismo é mais comum que o hipertiroidismo e ainda que ambos estejam intimamente ligados, tem várias diferenças importantes que afeta o diagnóstico e o tratamento.
Tendo em conta a importância desta glândula para o nosso corpo, deve ter atenção aos sinais, para saber se tem algum transtorno na tiróide e nem associou os sintomas que sente ao problema.

Os sintomas mais comuns de problemas na Tiróide são: Fadiga e transtornos do sono: Hipotiroidismo – A fadiga é um dos principais sintomas.
A pessoa sente que quer dormir constantemente ou dorme mais do normal, mas ainda assim sente-se cansada, esgotada e sem energia.
Hipertiroidismo – Algumas pessoas que sofrem de hipertiroidismo tem dificuldades para conciliar o sono e por isso sentem-se cansadas constantemente.
Isto é causado pela hiperatividade da Tiróide que pode causar insónias devido ao pulso rápido e à ansiedade, pode provocar que seja difícil conciliar o sono, ou incluso acordar diversas vezes durante a noite.
Alterações de peso: Hipotiroidismo – Se teve um aumento de peso ou custa-lhe muito perder peso, este é um dos mais comuns sintomas de hipoglicemia.
Hipertiroidismo – Está a perder peso mesmo que coma a mesma quantidade de alimentos habitual, ou incluso perder peso comendo mais do que o normal pelo aumento de apetite.
O estado de ânimo e alterações mentais: Hipotiroidismo – Se se sente mais triste do que o normal e com tendências depressivas, isso pode dever-se a que muito poucas hormonas tiroideias afetem o nível de serotonina no seu cérebro.
Também pode sentir a sua mente mais fraca, falta de concentração, má memória e confusão mental.
Hipertiroidismo – É mais associado com a ansiedade ou ataques de panico, ou se sente que não consegue relaxar-se.
O excesso de hormonas também pode afetar a capacidade de se concentrar.
Problemas intestinais: Hipotiroidismo – Pode causar graves problemas de prisão de ventre.
Este é um sintoma muito comum e deve-se às alterações de produção a nível hormonal que pode causar uma desaceleração dos processos digestivos.
Hipertiroidismo – Caso tenha diarreias frequentes ou o síndrome de intestino irritado.
Problemas musculares ou articulares: Hipotiroidismo – Nota um entorpecimento repentino, sensação de formigueiro ou dor nas extremidades do seu corpo (braços, pernas, pés ou mãos).
Isso pode dever-se a uma produção insuficiente de hormonas tiroideias, que pode afetar os sinais enviados do cérebro à medula espinal através do corpo.
Também pode sentir em geral rigidez, debilidade, ou ter tendinites nos braços e nas pernas.
Hipertiroidismo – pode causar diversos problemas musculares e articulares, como dificuldade em segurar objetos com as mãos, não conseguir chegar aos armários por cima do nível da cabeça, dificuldade em subir escadas, etc.
Cabelo e alterações na pele e unhas: Hipotiroidismo O cabelo fica mais seco e quebradiço, caindo com mais facilidade.
A falta de hormonas tiroideias na quantidade necessária perturba o ciclo de crescimento do cabelo.
Pode provocar uma perda de pelos em outras partes do corpo, como por exemplo o bordo exterior das sobrancelhas.
Também as unhas pode ficar mais frágeis e a pele ficar seca devido ao metabolismo estar mais lento que o normal.
Hipertiroidismo – Pode ser a causa de perda de cabelo, pele sensível e frágil.
Temperatura Corporal: Hipotiroidismo – Tem frequentemente as mãos e os pés frios, sente calafrios, ou a temperatura do seu corpo está sempre abaixo de 37 ºC.
Hipertiroidismo – Pode fazer que sinta demasiado calor ou sue em excesso.
Questões de colesterol: Hipotiroidismo – Provoca níveis altos de colesterol, especialmente quando não é sensível a uma dieta, exercício ou medicamentos.
Hipertiroidismo – Pode causar níveis anormalmente baixos de colesterol.
Pressão arterial: Hipotiroidismo – As pessoas com hipotiroidismo tendem a desenvolver uma pressão arterial alta.
Hipertiroidismo – Aumenta a pressão arterial sistólica (o número superior na leitura do medidor de pressão arterial) No entanto, a pressão diastólica geralmente mantém-se igual ou até pode mesmo baixar um pouco.
O Coração: Hipotiroidismo – Habitualmente causa ritmo cardíaco mais lento.
A frequência cardíaca é controlada pela hormona tiroideia, por isso, com os níveis mais baixos da hormona, a frequência fica tipicamente 1o a 20 pulsações por minuto abaixo do normal.
Hipertiroidismo – O coração pode bater demasiado rápido, ter arritmia ou palpitações.
Ampliação do pescoço (bócio): O Bócio é uma ampliação da glândula Tiróide, apresenta-se como uma inflamação, protuberância ou moléstia no pescoço, acompanhada muitas vezes com um pouco de ronquidão.
O Bócio pode ocorrer tanto e casos de hipertiroidismo como de hipotiroidismo.
Deve ter em conta que a tiróide é muito importante no nosso corpo e devemos tê-la sempre vigiada.
Faça palpações ao seu pescoço com a cabeça inclinada para trás e se notar algum nódulo, deformação ou dor, procure de imediato o seu médico.
Uma verificação importante a fazer, além dos sintomas mencionados e das palpações no pescoço, é colocar um pouco de água na boca sem engolir, depois inclinar a cabeça para trás como se estivesse a olhar para o tecto (mas sem esforçar) e com a cabeça nessa posição engolir a água.
Por norma é mais difícil engolir a água nessa posição, mas se notar muita dificuldade ou até mesmo não for capaz de engolir, pode ser um sinal sério de que algo não está bem com a sua tiróide.
Fonte: somosmulheres.com/pode-ter-um-problema-de-tiroide-e-nao-saber-veja-os-sintomas-e-comprove-antes-que-seja-tarde Partilha com os teus amigos e familiares!
Comentários

Livra-te do "bigode" e dos pelos do rosto para sempre com esta receita caseira!

Hoje em dia praticamente todas as mulheres não gostam de ter pelos no corpo, e por isso a depilação é uma coisa essencia...


454